Notícias


Membros da Direção da Seção Sindical IFTO eleitos no Consup tomam posse e participam da primeira reunião do ano. 

Postado dia - 14/02/2020


O Conselho Superior do Instituto Federal do Tocantins (Consup/IFTO) realizou na manhã desta sexta-feira,14, a primeira reunião ordinária do ano. A reunião que foi transmitida ao vivo para toda a comunidade, marca o início do mandato dos 26 novos representantes, entre titulares e suplentes, do Conselho Superior para o biênio 2020-2021.  

O evento iniciou com as boas-vindas e assinatura eletrônica dos termos de posse dos novos membros do conselho, entre os quais, os três membros da Direção da Seção Sindical IFTO foram eleitos. O Coordenador Geral Docente, Klaus Trein e o Secretário de Política e Relações Sindicais, Stânio Vieira, foram eleitos como Representantes Docente, a Coordenadora Geral TAE, Benemara Peluzio, como Representante TAE. 

Após os informes gerais, os dirigentes deliberaram sobre diversos pontos de pauta, dentre eles, Calendário de reuniões de 2020; Convalidação de resoluções que tratam do Plano Anual de Auditoria Interna e de Projetos Pedagógicos de cursos em algumas Unidades; Aprovação do Regulamento para a Política de Desenvolvimento de Pessoas no âmbito do IFTO; Relatório Institucional Consolidado do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) do Programa de Educação Tutorial Sesu/MEC; e a Instrução Normativa que dispõe sobre a Jornada de Trabalho e a Política de uso do Sistema Eletrônico de frequência dos servidores do IFTO. 

Os conselheiros analisaram a deliberação acerca da aprovação da instrução normativa, que dispõe sobre a Jornada de Trabalho e a Política de Uso do Sistema Eletrônico. Após discussões, foi aceito pelos presentes a proposta da seção sindical IFTO, a qual sugere a criação de grupos de trabalhos para estudo das propostas do documento, para posterior alteração e publicação. 

Na oportunidade, o Coordenador Geral Docente Klaus Trein, pontuou os ataques que os servidores e Instituições vêm sofrendo, como a MP nº 914/19, que acabou com a democracia dos IFEs, e fez o apelo à comunidade acadêmica na paralisação do dia 18 de março: “A Seção Sindical IFTO estará realizando várias assembleias do dia 05 ao dia 16 de março com o objetivo de conscientizar a todos sobre a importância da união de forças. Se a comunidade acadêmica e demais Instituições sociais se manifestarem, é muito possível que consigamos retomar aquele Estado democrático antes do dia 24 de dezembro de 2019 e dar essa vitória em defesa da Educação e da sociedade”, finaliza.