Notícias


Ação Solidária

Postado dia - 17/08/2020


Em uma ação solidária, o SINASEFE - Seção Sindical IFTO apoiou a campanha de arrecadação de alimentos para a aldeia indígena Javaé Boa Esperança, localizada no município de Formoso do Araguaia. As famílias da aldeia, que se encontram em situação de dificuldade financeira diante da pandemia da covid-19, receberam as cestas básicas de alimentos na última semana.

A campanha de arrecadação foi iniciativa das Professoras do IFTO, Solange Matos e Adelma de Souza que fazem parte do NEPU/IFTO (Núcleo de Estudantes e Pesquisas em Gênero, Juventude e Etnicidade) Campus Gurupi. Com a paralisação das atividades de campo na aldeia, em razão da pandemia, as Professoras tiveram informações sobre as dificuldades que a comunidade vinha enfrentando e começaram então, a divulgação da campanha em suas redes sociais: "Diante desse cenário de pandemia, em que a aldeia está isolada e com dificuldades de buscar alimentos na cidade, uma vez que os recursos naturais da Ilha do Bananal já estão escassos, senti que, como pesquisadora daquele povo, tinha que fazer algo por eles", comentou a Docente Solange.

Após o apoio do sindicato e demais pessoas na campanha , o trabalho de entrega foi realizado seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), com apenas dois (02) representantes designados pelo cacique da aldeia para participarem da distribuição. Celio Sirqueira, professor na escola indígena Watakuri, da aldeia Boa Esperança, o qual também foi incentivador da campanha, agradeceu a Direção do sindicato pela atitude: “É muito bom ver que a nossa união e mobilização resultou nessa atitude tão solidária e que vai fazer muita diferença para essas famílias. Agradeço ao SINASEFE/IFTO pela doação e também pelo exemplo", finalizou.