Postado dia - 06/10/2020
O movimento internacional Outubro Rosa tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, alertando as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, contribuindo assim, para um tratamento com melhor retorno e redução da mortalidade.
Foi através da campanha que a sindicalizada do SINASEFE – IFTO, a Técnica Administrativa em Educação Cleonice Ramos, detectou em 2016 um nódulo nas mamas: “Era mês de campanha e estávamos realizando ações no IFTO. Quando cheguei em casa, me atentei ao meu corpo, realizei o toque e percebei algo diferente. Foi a partir daí que marquei uma consulta, comecei a fazer todos os exames e então descobri a doença”, relembra.
Cleonice conta que antes do resultado da doença, foi submetida a uma cirurgia para retirada do nódulo: “De início os exames não deram alteração, o médico identificou o nódulo e marcou uma data para retirar, só após o procedimento foi constatado o câncer. Lembro exatamente daquele dia, quando fui informada pelo meu médico, e em como eu fiquei sem chão, não sabia o que me esperava pela frente”, comenta.
A sindicalizada pediu transferência do Campus Colinas do Tocantins para o Campus Araguaína a fim de realizar o tratamento de quimioterapia e radioterapia: “Todo o processo é muito difícil e doloroso, fiz em torno de 16 sessões de quimioterapia e 30 de radioterapia e senti os efeitos do tratamento em meu corpo, como a queda total dos cabelos e a fraqueza. Durante o tratamento me afastei do trabalho, mas ao longo daqueles meses meus colegas do IFTO, meus familiares e amigos me deram muito apoio e força. Aos poucos aceitei aquela experiência e comecei a enxergar a vida com outros olhos”, relembra.
Com o diagnóstico precoce, após um ano e meio, Cleonice finalizou com sucesso o tratamento, mas ainda realiza os procedimentos de rotina para verificar possível reincidência da doença: “Hoje estou curada e acredito que o divisor de águas com certeza foi a soma do diagnóstico no início, com o apoio que eu recebi. Minha vida mudou completamente, hoje cuido mais da minha alimentação, tenho uma nova rotina de atividades físicas e um cuidado especial com minha saúde mental”, comenta.
De volta às atividades no IFTO e com um sorriso no rosto, a sindicalizada do SINASEFE – IFTO deixa uma mensagem para todas as mulheres: “É com muito carinho que pontuo a necessidade de nós, mulheres, termos um olhar diferenciado para esse tema, não só neste mês, mas durante todo o ano. O cuidado vem de dentro, ele surge no momento em que nós passamos a nos olhar melhor, nos cuidar”, finaliza emocionada.
Câncer de mama:
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, no Brasil e no mundo, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos de câncer a cada ano. Esse percentual é de 29% entre as brasileiras. É causado pela multiplicação desordenada das células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem às características próprias de cada tumor.
A prevenção é o melhor caminho. Ame-se. Cuide-se. Nós apoiamos essa causa.
Sinasefe participa do Encontro da Consciência Indígena do
18/04/2023O Sinasefe Seção IFTO têm a honra de prestigiar o "Encontro da Consciência Indígena do Campus Palmas", grandioso evento que proporciona inclusão, diversidade e
Começa hoje o 2º Encontro de Negras, Negros, Indígenas e
22/03/2023Começou nesta quarta, 22, o 2º Encontro de Negras, Negros, Indígenas e Quilombolas (EN
Assembleia Geral Comemorativa
28/06/2021O SINASEFE – IFTO realizou na noite desta quinta-feira, 24/06, Assembleia Geral em comemoração aos seus 17 anos de luta. Sindicalizados (as) de diversos campi do IFTO lembraram as histórias de lutas vividas