Postado dia - 21/10/2020
“Câncer de mama não é sinônimo de sentença de morte, pelo contrário, é uma possibilidade de lutar pela vida. Eu levo essa mensagem a outras colegas que enfrentam o câncer e digo sempre: você não está sozinha”. A declaração é da Professora do IFTO, filiada ao Sindicato, Julia do Valle, de 33 anos e dona de uma história de superação e amor à vida.
Segundo a Professora, o diagnóstico foi no ano de 2015: “Eu não era preocupada com os exames de rotina por não ter nenhum histórico familiar de câncer e também por acreditar que estava livre por ser jovem. Mas em uma noite de reveillon, senti um caroço grande na mama direita e agendei uma consulta. Fiz o exame que comprovou o câncer, depois realizamos outros exames e biopsias para saber o tipo e a gravidade”, relembra.
Devido à demora no diagnóstico da doença, o tumor que estava com três centímetros, triplicou de tamanho no intervalo dos exames, e por ser muito agressivo, o tratamento teve que ser imediato: “Passei por quimioterapia, radioterapia e a mastectomia (retirada total da mama direita). O processo todo durou cerca de um ano, mas ainda hoje realizo a quimioterapia oral”, explica.
Julia também relembra o apoio dos familiares e também o seu trabalho durante a jornada: “A união e o apoio da minha família e dos meus amigos foram essenciais durante meu tratamento. Também tive apoio da instituição, pois optei por não paralisar meu trabalho, e toda a equipe foi sensível e acolhedora comigo, inclusive na reposição das aulas”, pontua.
Em termos de aprendizado, a Professora deixa uma mensagem para as mulheres neste mês de campanha: “Aprendi a desacelerar e a respeitar meu corpo. Aprendi também a importância do autoexame, de procurar sempre ajuda médica, de dialogar com as pessoas a respeito. Ainda existe um tabu muito grande em pronunciar a palavra câncer, e por isso é necessário informar mais sobre o tema, quebrar esse tabu e explicar que o câncer hoje em dia não é sinônimo de sentença de morte, mas sim, uma possibilidade de lutar pela vida. Quanto mais diálogo, melhor para entender o processo e por consequência, contribuir com a prevenção”, finaliza.
Neste mês de campanha, o SINASEFE -IFTO tem contribuído com a divulgação de informações de conscientização sobre o câncer de mama e importância do diagnóstico precoce. As informações estão sendo compartilhadas através das mídias sociais do Sindicato e também com instalação de outdoor no centro de Palmas/TO.
SUA SAÚDE MERECE CUIDADO. CUIDE-SE!
Sinasefe participa do Encontro da Consciência Indígena do
18/04/2023O Sinasefe Seção IFTO têm a honra de prestigiar o "Encontro da Consciência Indígena do Campus Palmas", grandioso evento que proporciona inclusão, diversidade e
Começa hoje o 2º Encontro de Negras, Negros, Indígenas e
22/03/2023Começou nesta quarta, 22, o 2º Encontro de Negras, Negros, Indígenas e Quilombolas (EN
Assembleia Geral Comemorativa
28/06/2021O SINASEFE – IFTO realizou na noite desta quinta-feira, 24/06, Assembleia Geral em comemoração aos seus 17 anos de luta. Sindicalizados (as) de diversos campi do IFTO lembraram as histórias de lutas vividas